Projeto Roda Literária:
- PibidPorAmor
- 1 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de set. de 2018
Nos dia 21 e 22 de Agosto, aconteceu o projeto interdisciplinar "Roda Literária". O seu principal objetivo foi despertar o interesse e o diálogo crítico sobre algumas obras da literatura nacional nos alunos do terceiro ano do ensino médio.
Cada turma ficou responsável por um autor e, consequentemente, por uma obra do mesmo. Nomes como Antônio Torres, Jorge Amado, Machado de Assis, Antônio Callado, Raul Pombeia, José Cândido de Carvalho e Raduan Nassar foram contemplados no projeto.
Essa terra, obra de Antônio Torres é uma obra quase autobiográfica. Um relato emocionante do impacto da "cidade grande" sobre o imigrante nordestino. O próprio autor - nascido na pequena cidade de Junco, interior da Bahia - percorreu os mesmos caminhos dos seus personagens, deixando o Nordeste para procurar a sorte nas metrópoles do Sudeste. Em Tenda dos Milagres, segundo romance de Jorge Amado, publicado em 1969, o autor apresenta a violência dos brancos diante de rituais de origem africana, e oferece o ingresso para um outro mundo, onde a mistura não é só de raças, mas também de religiões. É um grito contra o preconceito racial e religioso. Quarup é o livro mais famoso de Antônio Callado. Um Romance que recicla narrativas míticas e históricas, e fontes temáticas que construíram a imagem negativa do país como uma nação de preguiçosos, doentes, e ao mesmo tempo elabora uma imagem otimista de constante invenção do Brasil. O livro “O Ateneu”, de Raul Pombeia, foi de caráter importantíssimo, pois engloba as atitudes humanas nas figuras das personagens. A narrativa que se segue é enquadrada especificamente no realismo e o cenário é uma escola rígida, conservadora, onde a personagem principal, Sérgio, dá início à formação de seu caráter jovem
O coronel e o lobisomem, de José Cândido de Carvalho foi mais um livro apresentado no projeto. Brevemente, sua obra é regionalista, narrada em primeira pessoa, e sua ação de se desenvolve nas primeiras décadas do século XX. O romance explora as situações satíricas e o ridículo das personagens. Busca a valorização da cultura popular, principalmente rural.
Outra obra estudada foi Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, a qual traz uma narrativa pesada, cheia de confusões; protestos; abstenções; amor de irmão com irmã deixando a narrativa ostensiva e cansativa. André se vê diferente de todos que cheio de pressões resolve fugir de casa, fato que remonta bem à narrativa bíblica do filho pródigo.
O livro O Alienista também é uma história escrita por Machado de Assis , que usa de maneira irônica o transparecer da visão da mente, fluindo entre a loucura e a razão.
Por: Marisa e Andressa







Comments